REVISTA CIENTÍFICA IPEDSS: A CIÊNCIA A FAVOR DA SAÚDE E SOCIEDADE

ISSN 2764-4006 Publicação online

DOI 1055703

29/09/2021

Volume 1. Número 1. 2021

 

ACESSAR NÚMERO ATUAL  

30/06/2022   

Volume 2. Número 2. – 2022

 

INSTITUTO DE   PESQUISA E DETERMINACAO SOCIAL DA SAÚDE – IPEDSS 

EDITORIAL

A CIÊNCIA A FAVOR DA SAÚDE E SOCIEDADE

A contribuição da ciência para a sociedade é de extrema importância, a ponto de se questionar como seria viver cotidianamente sem ela. No momento atual, ela tem sido peça chave para o controle do vírus da covid-19, que tem ocasionado uma das maiores pandemias da história. As vacinas têm sido um tema amplamente discutido, seja pelo meio científico, político, pelas mídias ou simplesmente pela população em geral, por conta da realidade vivenciada. O novo coronavírus fez a ciência correr a passos largos em busca de um antígeno capaz de combater o vírus Sars-CoV-2.

A diretora executiva do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância, traduzido do inglês), Henrietta Fore, em declaração, ressaltou a importância do curto tempo em que as vacinas foram desenvolvidas.

“Em pouco mais de um ano, cientistas, empresas, governos, filantropos e instituições multilaterais mundiais se reuniram e fizeram o impensável: criaram vacinas para combater um vírus que havia paralisado o mundo. E eles testaram, transportaram e começaram a administrar essas vacinas com segurança e em tempo recorde. Isso é simplesmente surpreendente.”

Segundo Oliveira e Silveira (2013), a ciência tem um papel fundamental no conhecimento do ser humano em torno da realidade e do significado do mundo em que vivemos. Os autores enfatizam que a ciência é caracterizada por uma preocupação contínua em não somente conhecer os fenômenos que acontecem, mas também descrevê-los e propor teorias racionais que possam explicar como eles acontecem. Sem sombra de dúvidas, o desenvolvimento em curto prazo de vacinas e instrumentos, como por exemplo os aparelhos respiratórios, se deve principalmente a essa preocupação.

A ciência em conjunto a evolução tecnológica tem trazido feitos essenciais para a sociedade, principalmente quando se trata de saúde. Através delas é possível realizar diagnósticos mais precisos, facilitando a prevenção, melhorando o atendimento e os tratamentos. A ciência hoje não é mais algo apenas para auxiliar na vida, tornou-se questão de sobrevivência. Segundo Alberto Tostes (2006), o potencial da ciência como elemento de transformação social já foi colocado à prova em diversos contextos históricos. Como exemplos o autor cita o impacto das revoluções industrial e digital, sendo a última provocada pela popularização dos aparelhos eletrônicos e da internet.

Vale ressaltar também a importância da disseminação da ciência para a sociedade, pois ela em conjunto a tecnologia estão presentes na vida de muitos que infelizmente não se dão conta  disso, em sua grande maioria por falta de informação. Podemos fazer isso por meio da divulgação científica, pois ela tem um papel importante para que a população adquira conhecimento sobre ciência e conheça o quanto ela está presente em seu entorno (Costa, 2014).

Alberto Tostes (2006), usa o termo “desconcertante” para classificar a ausência de uma reflexão ampla da sociedade sobre as consequências do progresso científico. Segundo o autor, o acesso aos benefícios da ciência inclui antes de tudo o seu entendimento. Ele defende que os periódicos, congressos, simpósios e todo o aparato formal de divulgação científica precisam alcançar a todos os semelhantes em larga escala.

Editores científicos: Dalcio Ferreira da Silva Neto e Paula Eduarda Gama de Carvalho Rocha

Editor Chefe: Marcos Augusto França de Souza

Endereço correspondente: revistacientifica@ipedsspe.com

Publicado: 29-09-2021

ARTIGOS

PREVALÊNCIA DE LESÕES EM COLABORADORES EM UMA EMPRESA DE PATOS DE MINAS

Bruno Caitano Alves 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

 

A TERAPIA GENITURINÁRIA NA PREVENÇÃO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA DURANTE O PERÍODO GESTACIONAL  

 Karine Castro Costa¹ e Elaine Gomes Brito² 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

 

ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Yngrid Soares de Araújo¹, Andréa Ribeiro Costa Torres² e Geovanna Andrade Ribeiro³  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

 

ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO ATENDIMENTO AO PORTADOR DE TRAQUEOSTOMIA: ARTIGO DE REVISÃO

Elis Fernanda Araújo Lima de Oliveira¹ e Naiara Kássia Macedo da Silva Bezerra²

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

 

TERAPIA ASSISTIDA POR CAVALO NA REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL DE INDIVÍDUOS COM AUTISMO
Elis Fernanda Araújo Lima de Oliveira¹, Karoliny Teixeira Santos² e Emmanuela Araújo Lima³

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

 

RISCO DE QUEDAS EM INDIVÍDUOS COM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO NO BRASIL

 Naiara Kássia Macêdo da Silva Bezerra¹, Elis Fernanda Araújo Lima de Oliveira², Edva Maria de Lima³, Erineide Rodrigues Sousa4 e Lilian Ramine Ramos de Souza Matos5

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

 

MASTURBAÇÃO FEMININA, BENEFÍCIOS, DESAFIOS E PAPEL DO PROFISSIONAL DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA

Ananda Almeida Santana Ribeiro¹, Fernanda Dantas Nobre Goes², Jessica Nascimento Santos³ e Bruna Menezes de Jesus4 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

 

INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NOS ACOMETIMENTOS NEUROMUSCULOESQUELÉTICO EM PACIENTES PORTADORES DA SÍNDROME DE CHARCOT-MARIE-TOOTH

Ananda Almeida Santana Ribeiro¹, Iara Araújo Dantas²,  Gessiane Borges da Paixão³, Vanessa Mendes Araújo Salvaterra4 e Jessica Nascimento Santo5 e Bruna Menezes de Jesus6

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

Submeta o seu trabalho para a próxima edição do periódico

Clique no botão abaixo e aproveite agora essa oportunidade!